domingo, 6 de abril de 2014

Transgênicos ou OGM (Organismo Geneticamente Modificado)

Você sabe bem o que são os transgênicos?
Ou melhor ainda, você sabe se os transgênicos fazem bem à saúde?

Vou te explicar o que você precisaria saber sobre transgênicos:
Imagine que existe uma variedade de milho que não é resistente a determinado tipo de praga (uma lagarta), agora imagine que tem uma variedade de trigo que é resistente a essa lagarta.
Bom, os cientistas conseguiram descobrir que o gene X do trigo faz ele produzir uma determinada substância que repele a lagarta, sendo assim numa plantação onde tem milho e trigo, essa lagarta só ataca o milho e não o trigo.
Através de um processo de manipulação genética, os cientistas conseguiram inserir esse gene X do trigo no genoma (código genético) do milho, desta forma agora o milho produz essa substância repelente e não é mais atacado pela lagarta! UAU!!!
Muito fácil né? Pensem no mundo de idéias:
- Posso colocar o gene Y que faz o tomate ser vermelho numa variedade de tomate que não é tão vermelho? PODE!
- Posso colocar o gene que faz o trigo não precisar de tanta água quanto o alface precisa, no alface assim posso plantar ele no deserto? PODE!
- Posso pegar o gene que faz a cenoura ter mais betacaroteno e pôr no arroz, assim os países pobres que não têm acesso a essa vitamina, mas sim ao arroz, não terão mais carência de betacaroteno? PODE!
- Posso colocar o gene que faz a orelha do rato crescer na cabeça, nas costas dele, e ter um rato com três orelhas sendo uma delas na cabeça? PODE!
UAU!! Eu tenho várias idéias e você?
Seria perfeito se não fosse trágico!
Será que fazer esse tipo de manipulações genéticas não nos traz nenhuma consequência indesejável? Me parece difícil, mas vamos lá pois tem que diga que não! QUEM?
A Monsanto que é a maior empresa responsável pela patente de 'n' produtos transgênicos, como soja, milho, trigo (ou seja, ingredientes que estão em quase tudo que você come), diz que não tem problema nenhum! Se vangloriam por serem os responsáveis por erradicar a fome do mundo (???). SIM! Eles dizem que como desenvolveram variedades de milho, trigo e soja resistentes a todo tipo de pragas, que não requerem muita água, que podem ser plantados em solo pobre, agora qualquer africano que antes morria de fome devido às condições climáticas adversas que o impediam de terem boas safras, pode plantar suas variedades e não passa mais fome.
Pra vocês terem idéia, a adesão à cultura de transgênicos foi tão grande, que de 1996 até 2010, o aumento de soja transgênica plantada nos EUA foi de 93%.
Parece que não tem muita relação com os coitados dos africanos, principalmente porque como nem tudo são flores, essa soja só não é atacada por pragas se você comprar o herbicida que a própria Monsanto produz, o tal de Roundup Ready (RR), o qual está relacionado em diversos estudos por ser altamente cancerígeno e não é muito baratinho.
Lembro que na minha época de faculdade, a Monsanto era considerada por nossos professores e por mim inclusive, a empresa mais fodona (desculpem o termo), ela dava várias bolsas de estudos para desenvolver seus estudos dentro da USP mesmo.
Também lembro de ter participado de uma conferência no CENA (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), onde estagiei por um ano, que pretendia difundir para a bancada científica do país, os "benefícios" dos OGMs e tentar convencê-los de votar a favor do plantio de transgênicos no Brasil. Era um clima de dúvidas e incertezas, pouca informação. Tinham científicos da Argentina palestrando dizendo que lá já tinham algodão transgênico por e que era muito bom, e bla bla bla. No fim aceitaram! Sem nem fazer estudos prévios ou coisa do tipo.
Obviamente que agora entendo o porquê da Monsanto bancar diversas bolsas de Pós graduação e iniciação científica na USP. ;)
Já se passaram anos desde que isso aconteceu.
Eu não ouvi falar que acabou a fome nem África e nem no  Brasil? Você ouviu?
A Monsanto também alega que nunca foi provado que os transgênicos podem ser maléficos à saúde. Mas como o grande rei da propaganda Josepf Goebbles sempre disse, se você repetir uma mentira várias vezes com convicção suficiente, torna-se numa verdade, aceite! E a Monsanto sabe muito bem disso!

Estas são fotos de ratos que foram alimentados durante toda sua vida com ração transgênica:


Bom, ai você vai me dizer: tá bom, eu como pipoca e pamonha a vida toda, todos os alimentos processados que eu como tem nos ingredientes lecitina de soja, adoro pôr shoyu (soja) no meu sushi, na tv dizem que leite de soja faz bem para as mulheres e não abri mão um dia sequer de comer pão (trigo) com manteiga no café da manhã e não tenho nenhum tumor, logo transgênicos não me fazem mal.
Boa resposta!
Agora eu rebato:
1) Imagino que você sabe que o tempo de vida de um rato é bem inferior ao de um ser humano;
2) Também imagino que você já ouviu falar que os casos de câncer no mundo mais que triplicaram nos últimos dez anos;
3) Você sabe a que isso se deve? Ahn?
4) Quanta comida industrializada seus avós ingeriam e quanta VOCÊ ingere?
Pelo visto a Monsanto "resolveu"o problema da fome mas tem alguma coisa estranha acontecendo, não é?

Deixo aqui para você refletir o assunto, agora você sabe como são feitos os transgênicos.
Você pode não ter certeza se eles fazem bem ou mal à saúde: VOCÊ VAI ARRISCAR?

Leia mais em:
Os 10 “mitos” que a Monsanto quer que acreditemos
Transgênicos aumentam em até três vezes ocorrência de câncer em ratos


BOM FINAL DE SEMANA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário